ABERTURA

Das 9h às 9h30

 

SALA 1

 

ARQUITETURA × ENGENHARIA CIVIL

Das 9h30 às 10h30

Você está em dúvida entre Arquitetura ou Engenharia Civil? Então essa palestra é perfeita pra você, nela vamos falar sobre a grade curricular de cada curso, explicitando a diferença entre eles e também mostrar um pouco da atuação no mercado de trabalho. Não vai perder né?!

LAÍS LOMBA LARA

Estudante de Engenharia Civil na Unesp de Ilha Solteira, realizava pesquisa na área de geotecnia/construção civil. Atualmente faz estágio em engenharia civil em uma incorporadora na área de Assistência Técnica

MATHEUS SANTOS

Estudante do quarto ano de Arquitetura e Urbanismo pela Unesp de Presidente Prudente. Participou como gerente de marketing na empresa júnior Ópera Krios em 2019. Bolsista Unesp de projeto de extensão na elaboração de uma área de lazer em Santo Anastácio. Fundou o escritório modelo Colmeia. Membro do centro acadêmico.

 

CIÊNCIAS HUMANAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE

Das 10h40 às 12:10

A mesa contará com uma apresentação de alguns dos cursos de ciências humanas e irá abordar a problemática do sucateamento desses cursos.

ALEXANDER HINTZE

Estudante de História na Unesp Assis. Alexander é bolsista PIBIC na área relacionada a imigração italiana.

JOAQUIM FELIPE MOURÃO

Graduado em licenciatura em Filosofia, Joaquim pesquisa no mestrado o ensino de Filosofia no Ensino Médio nas escolas estaduais de São Paulo. Atualmente trabalha como professor da rede estadual paulista em duas escolas da DE Marília.

THIAGO RISSO

Estudante de Ciências Sociais na Unesp Marília, Thiago realiza pesquisa na área da Sociologia.

 

LICENCIATURA × BACHARELADO

Das 13h às 14h

Sabe a diferença entre Licenciatura e Bacharelado? Então confira essa palestra e tire suas dúvidas antes de escolher o curso do seu sonho!

ANA CAROLINA BISCALQUINI TALAMONI

Psicóloga e Pedagoga. Pós doutora em Educação para a Ciência. Tutora do PET; pesquisa nas áreas de formação de professores de ciências, Didática das ciências, educação ambiental , história e filosofia da ciência.

JEFFERSON GOMES LIMA

Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas. Faz pesquisa com Botânica, recentemente desenvolveu uma pesquisa com melhoramento de Pinus sp. (Bolsista CNPq), e pretende continuar na área de botânica em estudos de sistemática vegetal.

 

CARREIRAS EM TECNOLOGIA E SUAS DIFERENCIAÇÕES

Das 14h10 às 15h40

Está pensando em entrar no ramo da tecnologia? Nessa palestra serão apresentados alguns cursos de graduação disponíveis na Unesp nessa área e o mercado de trabalho e atuação, assim como as peculiaridades de cada um deles.

BIANCA THEMOTEO DA SILVA

Estudante de Engenharia de Controle e Automação na Unesp Sorocaba. Faz iniciação científica pelo programa PET-ECA no qual trabalha com o desenvolvimento de aplicativo para monitoramento das condições de um ambiente de cultivo de pequeno porte, associado ao engajamento científico feminino nas ciências exatas.
Nome do projeto: MiniCultivo Automatizado para a promoção do engajamento científico feminino.

VICTÓRIA BECHARA BARBOSA DE SOUZA

Estudante do 6º semestre da graduação em Ciência da Computação pela Unesp São José do Rio Preto.

 

CURSOS DE COMUNICAÇÃO NA UNESP

Das 15h50 às 16h50

Já pensou em seguir carreira na área de comunicação? Então você não pode perder essa palestra! Nela as nossas palestrantes irão falar sobre o curso, a sua grade curricular e explicar um pouquinho sobre o mundo na comunicação.

BIANCA PORTEZAN

Estudante de Comunicação Social: Rádio, TV e Internet na Unesp de Bauru, já trabalhou em uma produtora como Operadora Audiovisual, e hoje é operadora em produtos audiovisuais na FAAC WebTV. Além disso, faz parte da área de comunicação da Atlética Unesp Bauru, do marketing da Feira Unesp de Profissões e do Jogue Como Uma Mulher, e faz parte da CO Sociocultural da L.I.E.U.

BRUNA MOURA

Graduada em Jornalismo pela Unesp Bauru, atualmente é vice-presidente de comunicação da FUPE - Federação Universitária Paulista de Esportes e analista de marketing da fpf.

LETÍCIA PINHO

Ingressou no curso de Jornalismo na Unesp Bauru em 2017, fez parte da RUV Podcasts (projeto de extensão), foi estagiária de marketing no Colégio Anglo Bauru e atualmente é estagiária de jornalismo no Social Bauru, que é um veículo de informação online da cidade.

 

SALA 2

 

BIOLOGIA NOS DIFERENTES CAMPUS DA UNESP

Das 9h30 às 11h

Esta será uma mesa que irá apresentar os diferentes cursos de biologia que existem dentro da Unesp, as linhas de pesquisa em cada campus e as distintas áreas de atuação da biologia.

AMANDA BEZERRA SILVA

Estudante de bacharelado na Unesp São Vicente com Habilitação em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro. Faz parte do laboratório de conservação de organismos pelágicos e do PET Ciências Biológicas Litoral.

ENRICO LOPES BREVIGLIERI

Estudante da Unesp Bauru, Enrico faz parte de um grupo de pesquisa em Educação Ambiental que tem como base a Pedagogia Histórico-Crítica. Também faz parte do laboratório de ornitologia, estudando bioacústica de aves.

ISADORA CHAVES SARDINHA

Estudante de licenciatura na Unesp Botucatu.

JAQUELINE ALVES VIEIRA

Licenciada (2017) e bacharel (2018) pela Unesp Rio Preto. Mestre em Biociências (2020). Atualmente doutoranda em Biociências, pesquisa Revisão Taxonomica de Ternsteoemia para a região neotropical, filogenia, biogeografia e morfometria.

JULIA RODRIGUES DA COSTA

Graduação pela Unesp Rio Claro, realiza pesquisa na área da botânica, mais especificamente em anatomia vegetal. Pesquisadora financiada pela CNPq e voluntária do Programa de Educação Tutorial (PET).

MARIA JULIA GONÇALVES BREDA

Graduanda pela Unesp Jaboticabal, está desenvolvendo TCC na área da produção de microalga, abrangendo a ecologia e limnologia. Já estagiou no Bosque Zoológico de Ribeirão Preto, atualmente atua como Diretora de Vendas da Atlética e também Diretora de Eventos do FalaUNESP.

PHILLIP WATZKE ENGELKING

Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFSP) e graduando em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura, pela Unesp Assis. Entomólogo com especialização em ortopteróides. Atua em projetos de pesquisa e divulgação científica (Projeto Phasma & Projeto Bicho-Folha).

RODRIGO CASTILHO FREITAS

Estudante da Unesp Ilha Solteira, atuou 4 anos na área de paleontologia. Atualmente atua com ensino de Nanociência e Nanotecnologia. Professor de biologia no Cursinho Diferencial (cursinho pré-vestibular da Unesp).

 

PASSEI NA FACUL: ONDE IREI MORAR?

Das 11h10 às 12h10

A mesa tem o intuito de abordar as diversas opções de moradia na universidade, falando sobre as experiências de república, moradia estudantil e apartamento ou kitnet.

CAROLINA DE ANDRADE

Estudante de Engenharia Industrial Madeireira na Unesp Itapeva, já fez parte da atlética como diretora sociocultural, trabalhou na empresa júnior na área de vendas e projetos, foi monitora de química e deu aulas de química no cursinho da Unesp. Atualmente consultora de vendas no grupo Kroton.
Moradora da Rep Danada.

GUILHERME FERREIRA SILVA

Estudante do 7º semestre de Ciências Biológicas na Unesp Ilha Solteira, já fez estágio no laboratório de anatomia, parasitologia e paleontologia da Unesp, estágio no zoológico municipal de Araçatuba, estágio na secretaria do meio ambiente de Araçatuba, professor do cursinho diferencial (sede de Andradina) da Unesp e já fez parte do diretório acadêmico, além de fazer parte da atlética.
Morador da República Sócio

MAYARA IAKOWSKY BARBOSA

Graduanda de Licenciatura em Matemática na Unesp Guaratinguetá, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vice-presidente do diretório acadêmico e membra do coletivo feminista lobas.
Moradora da Moradia Estudantil.

MARTHA MIZUKAMI

Estudante do sétimo termo de Engenharia Ambiental na Unesp de Sorocaba.
Moradora de apartamento.

 

CURSOS NO SETOR ADMINISTRATIVO

Das 13h às 14h30

A mesa irá abordar os cursos, as áreas de atuação pós formação e irão relacionar os cursos com um mercado financeiro crescente.

ISABELA OLIVEIRA DE CASTRO

Cursando o último ano de Administração da Unesp Tupã com ênfase em agronegócio. Participou de projetos como a Enactus, Empresa Júnior e o Centro Acadêmico. Pesquisadora PIBIC na área de marketing e possui experiência de estágio em empresa multinacional e startup.

OSMAR MIYAGI

Estudante de Relações Internacionais pela Unesp Franca, trabalha com Importação e Exportação Internacional.

RENATO APARECIDO PRUDENCIO JUNIOR

Estudante de Ciências Econômicas pela Unesp Araraquara, Trabalho hoje em dia com IA de lojas online na América Latina numa empresa chamada GoBots.

VICTÓRIA ACQUILINO ALBINO

Estudante de Administração Pública pela Unesp Araraquara, já fez parte da Enactus, do Centro Acadêmico e da Atlética. Atualmente trabalha na Alvarez&Marsal no setor de Inovação.

 

COLETIVOS E SUA IMPORTÂNCIA NA UNIVERSIDADE

Das 14h40 às 15h40

O sentimento de pertencimento universitário vai além dos cursos de graduação e os coletivos possuem grande importância nisso! Venha conhecer um pouco mais alguns coletivos da Unesp!

COLETIVO CALISTO

O Coletivo Calisto - Sexualidades Livres existe desde de 2014, e foi fundado a partir de um grupo de estudos sobre gênero e sexualidade da Unesp - Rio Claro. Desde sua criação, o coletivo atua de maneira independente, sem vínculos institucionais. Acreditamos na educação como forma de mudança cultural no enfrentamento às opressões e discriminação, sobretudo o sexismo e a normatividade de comportamentos e identidades sexuais e corporais, tratando o assunto das sexualidades em uma perspectiva libertadora, horizontal, laica, apartidária e solidária.

IEEE WOMEN IN ENGINEERING

O IEEE Women In Engineering - Unesp Guaratinguetá é uma organização estudantil cuja missão é estimular e inspirar o ingresso de meninas e mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Por meio da realização de projetos internos e externos à universidade, a equipe (composta somente por mulheres) impactou mais de 2000 pessoas em 2020, mesmo com cenário remoto.

COLETIVO NEGRO DANDARA

O Coletivo Negro Dandara está ativo desde 2014 e realiza diversas atividades para atender as demandas dentro da comunidade negra da Unesp e da cidade. Realizamos eventos educativos como a Semana da Consciência Negra e a Semana de Visibilidade Negra, também fazemos parte do Núcleo Negro da Unesp de Pesquisa e Extensão (NUPE), onde nos organizamos para analisar e discutir materiais afrocentrados sobre negritude e racismo nos mais diversos campos. Temos parceria com Instituto Zimbauê que é uma entidade de Assis que atua em prol da igualdade racial, atualmente estamos dialogando com Secretaria de Saúde num Núcleo de Saúde da População Negra da cidade

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E SEU PAPEL NA SOCIEDADE

Das 15h50 às 16h50

A mesa busca dialogar como a educação física contribui para a sociedade, abordando um pouco os diferentes campos de atuação.

MURILO HENRIQUE PERCIDES DOS SANTOS

Graduando do 4º ano em bacharelado pela Unesp Bauru. Atualmente é bolsista pelo programa PROEX no projeto Ativa Melhor Idade vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Exercício Físico e Doenças Crônicas (LEDOC). O projeto tem como objetivo promover saúde e prevenir doenças ou seu agravamento para a terceira idade.

THOMÁS AUGUSTO PARENTE

Estudante de licenciatura e bacharelado pela Unesp Rio Claro. Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e atualmente doutorando do mesmo programa, na Unesp de Rio Claro, com pesquisa na área do ensino do esporte, Pedagogia do Esporte, voleibol e formação de professores.