ABERTURA

Das 9h às 9h30

 

SALA 1

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO NA PSICOLOGIA

Das 9h30 às 10h30

Essa palestra busca tirar algumas dúvidas sobre as diferentes abordagens dentro dos cursos de psicologia dos campus de Assis e Bauru e algumas das áreas de atuação de profissionais da psicologia.

SILVIO YASUI

Graduado em Psicologia, possui mestrado em Psicologia (Unesp), é doutor em Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ) e livre-docente em Psicologia e Atenção Psicossocial (Unesp). Sua área de atuação é saúde mental e saúde pública. Antes de ser professor trabalhou como psicólogo no Hospital Psiquiátrico do Juquery e no Centro de Atenção Psicossocial Luiz da Rocha Cerqueira (1º CAPS do Brasil).

HEITOR SANTOS CONDI

Estudante do período integral de Psicologia na Unesp Bauru, já apresentou um trabalho sobre Sintomas depressivos, qualidade de vida e tempo de instituição: Um estudo exploratório sobre idosos institucionalizados na XXVI Semana e XIII Congresso de Psicologia da Unesp Bauru.

 

CARREIRAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Das 10h40 às 12:10

A mesa abordará o mercado de trabalho desses(as) profissionais e sua formação acadêmica, além da relação entre alguns cursos da área ambiental.

LUIZ SENA

Estudante de Geografia na Unesp Rio Claro, pesquisa comunidades tradicionais em uma perspectiva da Geografia Cultural, como também tem experiências na área de justiça ambiental e racismo ambiental. Também atua como professor voluntário no Cursinho Popular Prof. Bruno Coury e pesquisador financiado pela CNPq.

SAMARA FREIRE

Formada em 2019 em Engenharia Ambiental pela Unesp Sorocaba. Atualmente trabalha em uma empresa de consultoria ambiental (Arcadis) com Gerenciamento de Áreas Contaminadas, área na qual realizou uma pós graduação de especialização.

RODRIGO VALIM

Estudante do terceiro ano de Ecologia pela Unesp Rio Claro, trabalha com Consultoria Ambiental e pretende se introduzir em Restauração Ecológica.

 

PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: COMO SE MANTER NA FACULDADE?

Das 13h às 14h

A mesa irá abordar a permanência estudantil, falando sobre as possíveis bolsas e restaurantes universitários (RUs).

GABRIELLA EDUARDA DOS SANTOS

Estudante do 9º semestre em Engenharia Ambiental pela Unesp Sorocaba, é estagiária na Votorantin Cimentos. Área de Segurança e Meio Ambiente.

RAFAELLA FERREIRA CICARELLI

Estudante de Engenharia Florestal na Unesp Botucatu. Membro externo do CVU, centro de voluntariado universitário, membro da Rede Casa da Natureza. Experiência em trabalho voluntário como monitora no Projeto Trilha - Casa da Natureza, experiência em trabalho voluntário na Unidade de Conservação Parque Alberto Lofgren, São Paulo. Participante do projeto de extensão universitária “Arboricatu”e o projeto Kayru. Atualmente desenvolve projeto de iniciação científica no Departamento de Ciências Florestais, trabalhando com propagação vegetativa de espécies nativas.

 

QUATRO RAMOS DA ENGENHARIA: PRODUÇÃO, QUÍMICA, ELÉTRICA E MECÂNICA

Das 14h10 às 15h40

Essa palestra tem como objetivo explicitar os diferentes ramos da engenharia apresentadas e discutir suas empregabilidades e grades curriculares.

ANA CAROLINA GONCALVES MARTINS

Estudante de Engenharia de Profução Mecânica pela Unesp Guaratinguetá, é trainee na Locaweb - atualmente na área de Eficiência Operacional (BI)

GABRIELA LIMA

Estudante de Engenharia Mecânica pela Unesp Ilha Solteira, foi parte do projeto Fórmula SAE durante toda a graduação. Trabalha na P&G, em Pampers, na área de engenharia de matérias.

RAFAEL CELLI

Estudante de Engenharia Química pela Unesp Araraquara, foi monitor no Centro de Ciências de Araraquara (CCA) e atuou como estagiário em Análises Físico-Químicas no Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados

RAQUEL ANDRADE

Estudante de Engenharia Elétrica pela Unesp Guaratinguetá. Teve bolsa PIBIC por 2 anos para desenvolver um modelo fuzzy para estimar os efeitos do ar na saúde infantil.

 

DIFERENTES CURSOS DO UNIVERSO ARTÍSTICO

Das 15h50 às 16h50

LUCCAS ZAGHI

​Entrou na música aos 11 anos de idade fazendo aulas de guitarra, bateria e teclas, até chegar a UNESP onde segue cursando Composição Erudita. Hoje trabalha como compositor e produtor musical, indo do clássico ao eletrônico, do jazz ao rock.
Co-Fundador do Estúdio Z e dono do projeto “Zaghis” e “Luccas ZM”.

VICTORIA BISPO SANTOS

Victoria tem 22 anos e é mais conhecida artisticamente pelo nome de bolchevicky. Produção voltada para pintura com guache, acrílica e nanquim executada tanto sob superfície em tela quanto em papel canson. Tatuadora, criadora do projeto-pesquisa Pretos Nobres e estudante de graduação em Artes Visuais no Instituto de Artes da Unesp.

YÃ OSSAIÊ

Ossaiê é ator desde os 11 anos atualmente estuda bacharelado em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP. Além de artista, trabalhando nas áreas de atuação, iluminação e performance, também é arte-educador tendo estagiado em 3 exposições pelo Sesc-SP. Somado aos estágios em exposições foi voluntário por 3 anos no Cursinho Popular Heleny Guariba, ministrando aulas de teatro e de história do teatro. Atualmente é Artista Orientador pelo Programa Vocacional na cidade de São Paulo na linguagem de teatro.

 

SALA 2

 

ÁREAS DA SAÚDE

Das 9h30 às 11h

ANA MAIRA PEREIRA BAGGIO

Graduanda em Odontologia pela Unesp Araçatuba. Cirurgiã-dentista pela FOA Unesp Araçatuba, Mestranda em Odontologia - área de concentração em Implantodontia, Iniciação Científica PIBIC (2018-2020) no Departamento de Diagnóstico e cirurgiã da FOA UNESP com pesquisas experimentais.

ISIS GRIGOLETTO

Graduada em Fisioterapia em 2015 pela Unesp de Presidente Prudente. Atualmente doutoranda em Fisioterapia também pela Unesp de Presidente Prudente.

JONATHAN GABRIEL TERNES

Estudante de bacharel em Física Médica na Unesp Botucatu, Jonathan realiza iniciação científica com bolsa PIBIC com o tema "Modelagem do Mecanismo de Danos no DNA induzido por partícula pesada carregada".

LAYLA NECHY RODRIGUES DOS SANTOS

Graduanda do terceiro ano de Ciências Biomédicas na Unesp Botucatu.

VICTOR HENRIQUE RAZERA DE MELO

Estudante do quarto ano de Medicina na Unesp Botucatu, colaborou em iniciação científica que avaliou Escore de Framingham em Pacientes com infecção pelo HIV/AIDS, bolsista do projeto PET-Saúde Interprofissionalidade (Saúde e Meio Ambiente 2019, Diabetes Mellitus 2020).

 

PESQUISA NA UNIVERSIDADE

Das 11h10 às 12h10

A pesquisa é um dos pilares mais importantes para a universidade pública, nessa palestra você confere diferentes tipos de pesquisa e alguns processos que rolam para contribuir com a ciência brasileira!

ALINE NORONHA

Formada com Bacharel em Física pela Unesp Guaratinguetá, atualmente faz mestrado em Física Nuclear no ITA. Além do mestrado, trabalha como consultora financeira.

AMANDA GODOI AUDI

Licenciada em pedagogia e matemática, mestra e doutoranda em Educação para a Ciência. Pesquisa sobre a formação de professores e pesquisadores nos programas de pós graduação.

JULIANA SILVA DE ANDRADE

Licenciatura em Matemática pela Unemat, mestrado e doutorado em ensino de Ciências e Matemática pelo programa de pós-graduação em Educação para a Ciência, pesquisa na área de formação de professores com foco no desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática.

 

GRANDES ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Das 13h às 14h30

Essa mesa vai conversar sobre algumas das diferenças dos cursos de Física, Química e Matemática em comparação com o ensino médio e as áreas de atuação além da licenciatura.

DANIELA MOURÃO

Professora na Unesp no Departamento de Matemática do Campus de Guaratinguetá/SP, cursou bacharelado em Física na Unesp em Rio Claro/SP, mestrado em Física pela UNESP em Guaratinguetá/SP, doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais no INPE e possui Pós Doutoramento pela Unesp. Atuou na Universidade de Brasília como professora visitante junto ao Instituto de Física. Trabalha com o Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia nas áreas de dinâmica de: satélites, anéis planetários, meteoros e manobras orbitais. Leciona Programação de Computadores para Engenharias, Física e Matemática.

OLAVO FIAMENCINI VERRUMA

Graduando de Química pelo Instituto de Química da Unesp Araraquara, é pesquisador de Iniciação Científica no Departamento de Química Geral e Inorgânica, atuando na área de Química de Coordenação, Polímeros de Coordenação, MOFs, Luminescência em Sólidos, Lantanídeos, Espectroscopia de terras-raras e Espectros Moleculares e Interações de Fótons com a matéria. Atualmente também exerce o cargo de realização de análises físico-químicas em combustíveis no Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC).

BEATRIZ BRAIDOTI

Graduada em Física pela Unesp Ilha Solteira. Bolsista PIBIC nos anos de 2018–2019 desenvolvendo pesquisa com preparo de filmes bionanocompósitos contendo nanocristais de celulose bacteriana e pectina para uso como embalagem. Também desenvolveu pesquisa nos anos de 2018, 2019 e 2020 envolvendo a educação feminista sob a ótica da história e filosofia da ciência em aulas de regência em física no primeiro ano do ensino médio.

 

MARKETING NA ERA DIGITAL

Das 14h40 às 15h40

Contando com mulheres que trabalham com Marketing Digital, essa mesa abordará as possibilidades de mercado de trabalho e suas experiências dentro desse meio.

CAMILA MAICHAKI

Estudante de Jornalismo na Unesp Bauru, trabalha como Analista de Customer Experience na Agência Raccoon.

LAÍS BOVO

Graduada em Letras Francês/Português na Unesp Araraquara, atualmente trabalha com mídias na Agência Raccoon.

 

CARREIRAS NO DIREITO

Das 15h50 às 16h50

A mesa terá duas palestrantes que irão falar sobre o curso e também as possíveis áreas de atuação pós formação.

FERNANDA MIGUEL

Formada em Direito pela Unesp Franca, realizou pesquisa em Direito Desportivo. Atualmente trabalha com finanças, sendo Especialista Financeira Habilitada.

SOFIA MALVEIS RICCI

Estudante de Direito pela Unesp Franca. Núcleo de Estudos e Pesquisa em Aprisionamentos e Liberdades, desenvolvendo pesquisa sobre julgamentos feministas. Centro Acadêmico Professor André Franco Montoro.